É necessário pagar para ter uma matéria na imprensa?

Uma das perguntas mais comuns feitas por clientes aos profissionais de é se terão que pagar para que uma matéria apareça na . Por mais que essa prática possa existir em todo o país, a resposta é: não, não é preciso pagar pela veiculação da matéria.

Isso não vai acontecer porque a assessoria de imprensa atua com , isto é, com o espaço jornalístico que abrange notícias, matérias, reportagens, artigos, entrevistas, entre outros.

Quando um serviço de assessoria é contratado, o objetivo é que ele seja remunerado para criar, manter e crescer o relacionamento que vai ter com jornalistas, formadores de opinião e influenciadores digitais para trabalhar os diferenciais e a reputação da marca.

Caberá aos assessores de imprensa a responsabilidade de desenvolver conteúdos estratégicos transformando-os em notícias para serem apresentadas como sugestão de pauta à imprensa. Se o jornalista abordado se interessar pelo tema, a sugestão pode se desdobrar em uma entrevista exclusiva, em um artigo ou na conquista de uma matéria maior naquele veículo de comunicação.

Todo o processo é natural e gratuito, incluindo os resultados obtidos nos meios digitais (site, podcast, blogs e outros), eletrônicos (rádio e tv) e impresso (jornal e revista).

Por que a mídia espontânea é tão importante

Toda empresa conhece as vantagens que tem diante do seu público-alvo para atender seu desejo ou necessidade e quando precisa fazer com que essa informação chegue de forma assertiva, sabe como agir.

Porém, algo ainda mais certeiro que divulgar os diferenciais da sua marca, é conquistar o reconhecimento dos veículos formadores de opinião de maneira espontânea. Os profissionais da imprensa atuam com influência e legitimidade, são imparciais e estão conectados à descrição de fatos, não de publicidade.

Por conta disso, a mídia espontânea é muito bem-vinda para os negócios, pois amplia o conhecimento das pessoas sobre a marca e promove maior credibilidade.