Empresas de Tecnologia: Imprensa e Conteúdo como ferramentas de credibilidade, pulverização de marca e didatismo

A decisão de compra de produtos e serviços de tecnologia por empresas de pequeno e médio portes não é tarefa fácil. Se do lado de quem vende há grande esforço e custos altos para conquistar e fidelizar clientes, do lado de lá do balcão as dificuldades para a tomada de decisão são enormes.

Entre as muitas razões para isso está a falta de clareza na comunicação das soluções, especialmente porque nem sempre o profissional responsável pela compra entende de tecnologia. Sem falar nas vezes em que a pessoa sequer sabe que existe uma ferramenta que cuida especificamente de sua “dor” ou não consegue identificar qual problema precisa resolver.

O que sua empresa faz para ser CLARA frente aos consumidores B2B? O que faz para CONVENCER que o seu produto ou serviço é o melhor ou o mais adequado? A MENSAGEM que você deseja passar ao cliente está acessível? Ele sabe da sua EXISTÊNCIA? Ele CONFIA em sua marca?

A estratégia de comunicação com o público-alvo não pode deixar de fora a e deve contemplar também a produção de conteúdo. A ideia é gerar conhecimento sobre a empresa, o produto ou serviço e, especialmente, sobre o mercado e outros temas que podem interessar seu target sem necessariamente tentar vender algo.

Sobre IMPRENSA, posso afirmar que é uma das principais maneiras de alcançar CREDIBILIDADE aliada a conhecimento de marca. É imprescindível estar presente como nos veículos que se propõem a fazer um trabalho de reportagem e prestação de serviços aos leitores, com pautas bem explicadas e bem apuradas, já que é um canal no qual o seu potencial cliente se baseia para decidir e formar opinião. Ter o endosso de um grande jornal (ou revista, portal, rádio, TV) vai agregar valor e confiança para a marca.

Jornalistas nas principais redações do País demandam notícias de tecnologia o tempo todo, em vários formatos. É uma oportunidade de as empresas posicionarem soluções perante seus targets.

Vale ressaltar que o discurso em seus CANAIS DIGITAIS deve estar integrado à comunicação com jornalistas para ampliar resultados e reforçar a imagem. Usar as redes sociais com estratégia para atração de leads e ter um blog bem estruturado e compreensível do ponto de vista do comprador – técnico ou leigo – podem colaborar, e muito, para que a empresa dissemine conhecimento relevante e torne-se referência.

 

 

Audrei Franco

Jornalista, sócia-diretora da Ideias & Efeito Comunicação