O que é um mailing de imprensa e para que serve?

Uma das principais ferramentas da , o de imprensa é uma lista com dados relevantes sobre os jornalistas que desejamos alcançar. Ela vem acompanhada do nome do profissional, veículo no qual trabalha, editoria que pertence, telefone, e-mail. Por meio dessas informações, é possível fazer um contato mais assertivo e direto no momento da abordagem.

Normalmente, as agências de assessoria de imprensa têm um mailing muito abrangente, com contatos de profissionais que atuam em vários e nos mais diversos formatos de veículos, desde  TV, rádio e jornal até portal de notícias, podcast, entre outros.

Para que um mailing mantenha o seu propósito, é fundamental manter a sua base organizada e atualizada, afinal, a área de comunicação é uma caixinha de surpresas: o mesmo jornalista que escreve para uma editoria de saúde hoje, amanhã pode se tornar responsável por outro tema completamente diferente, como economia ou tecnologia com o também ter trocado de empresa.

Para cumprir a meta, é necessário  que o (a) assessor (a) de imprensa coloque a “mão na massa”, entrando em contato com os veículos para identificar possíveis mudanças, principalmente com canais que ele ainda não estabeleceu um vínculo forte de relacionamento.Outra característica importante sobre a lista de contatos é o mailing personalizado, ou seja, criado de acordo com os veículos de comunicação que a pauta quer marcar presença: ele permite que o (a) assessor (a) divulgue o seu cliente para os jornalistas ou veículos de comunicação que deseja. O mais importante, nesse caso, é aumentar as chances de atingir o público de interesse da empresa.

O mailing segmentado também cria uma relação mais harmônica entre os dois lados, evitando erros e permitindo ações assertivas. O principal objetivo é conquistar matérias. Caso não dê certo, é preciso rever o que pode ser mudado: o mailing, a estratégia de divulgação ou a abordagem.