Blog

L.O.Baptista é destaque em matéria de O Globo sobre privatização

O escritório L.O.Baptista, referência na área de Direito Empresarial, foi uma das principais fontes em uma matéria recente de O Globo sobre as vantagens da privatização dos serviços de água e esgoto, após o leilão da Cedae, no Rio de Janeiro .

Na ocasião, a advogada Patrícia Agra Araújo, especializada em marco regulatório, compliance e concorrência, considerou o resultado positivo depois dos conflitos e disputas jurídicas relacionadas à concessão. Mas defendeu que agora se torna obrigatório que a própria Cedae, que ficará com a produção da água, se modernize administrativamente para atender às demandas das três novas concessionárias.

“O principal desafio agora é ter uma empresa mais técnica, livre de interferências, seja por questões eleitorais ou influência política.”

Confira a matéria na íntegra: https://cutt.ly/3bSRFCy.

Para você saber mais sobre o escritório L.O.Baptista, acesse: www.baptista.com.br.

É necessário pagar para ter uma matéria na imprensa?

Uma das perguntas mais comuns feitas por clientes aos profissionais de assessoria de imprensa é se terão que pagar para que uma matéria apareça na mídia. Por mais que essa prática possa existir em todo o país, a resposta é: não, não é preciso pagar pela veiculação da matéria.

Isso não vai acontecer porque a assessoria de imprensa atua com mídia espontânea, isto é, com o espaço jornalístico que abrange notícias, matérias, reportagens, artigos, entrevistas, entre outros.

Quando um serviço de assessoria é contratado, o objetivo é que ele seja remunerado para criar, manter e crescer o relacionamento que vai ter com jornalistas, formadores de opinião e influenciadores digitais para trabalhar os diferenciais e a reputação da marca.

Caberá aos assessores de imprensa a responsabilidade de desenvolver conteúdos estratégicos transformando-os em notícias para serem apresentadas como sugestão de pauta à imprensa. Se o jornalista abordado se interessar pelo tema, a sugestão pode se desdobrar em uma entrevista exclusiva, em um artigo ou na conquista de uma matéria maior naquele veículo de comunicação.

Todo o processo é natural e gratuito, incluindo os resultados obtidos nos meios digitais (site, podcast, blogs e outros), eletrônicos (rádio e tv) e impresso (jornal e revista).

Por que a mídia espontânea é tão importante

Toda empresa conhece as vantagens que tem diante do seu público-alvo para atender seu desejo ou necessidade e quando precisa fazer com que essa informação chegue de forma assertiva, sabe como agir.

Porém, algo ainda mais certeiro que divulgar os diferenciais da sua marca, é conquistar o reconhecimento dos veículos formadores de opinião de maneira espontânea. Os profissionais da imprensa atuam com influência e legitimidade, são imparciais e estão conectados à descrição de fatos, não de publicidade.

Por conta disso, a mídia espontânea é muito bem-vinda para os negócios, pois amplia o conhecimento das pessoas sobre a marca e promove maior credibilidade.

 

O que é um mailing de imprensa e para que serve?

Uma das principais ferramentas da assessoria de imprensa, o mailing de imprensa é uma lista com dados relevantes sobre os jornalistas que desejamos alcançar. Ela vem acompanhada do nome do profissional, veículo no qual trabalha, editoria que pertence, telefone, e-mail. Por meio dessas informações, é possível fazer um contato mais assertivo e direto no momento da abordagem.

Normalmente, as agências de assessoria de imprensa têm um mailing muito abrangente, com contatos de profissionais que atuam em vários e nos mais diversos formatos de veículos, desde  TV, rádio e jornal até portal de notícias, podcast, entre outros.

Para que um mailing mantenha o seu propósito, é fundamental manter a sua base organizada e atualizada, afinal, a área de comunicação é uma caixinha de surpresas: o mesmo jornalista que escreve para uma editoria de saúde hoje, amanhã pode se tornar responsável por outro tema completamente diferente, como economia ou tecnologia com o também ter trocado de empresa.

Para cumprir a meta, é necessário  que o (a) assessor (a) de imprensa coloque a “mão na massa”, entrando em contato com os veículos para identificar possíveis mudanças, principalmente com canais que ele ainda não estabeleceu um vínculo forte de relacionamento.Outra característica importante sobre a lista de contatos é o mailing personalizado, ou seja, criado de acordo com os veículos de comunicação que a pauta quer marcar presença: ele permite que o (a) assessor (a) divulgue o seu cliente para os jornalistas ou veículos de comunicação que deseja. O mais importante, nesse caso, é aumentar as chances de atingir o público de interesse da empresa.

O mailing segmentado também cria uma relação mais harmônica entre os dois lados, evitando erros e permitindo ações assertivas. O principal objetivo é conquistar matérias. Caso não dê certo, é preciso rever o que pode ser mudado: o mailing, a estratégia de divulgação ou a abordagem.

One7 é destaque em matéria sobre saúde mental no trabalho

A saúde mental dos colaboradores se tornou assunto importante na pauta do gestor diante do cenário que estamos enfrentando há pouco mais de um ano.  O  isolamento social e o home office forçados afetaram o emocional das pessoas, exigindo um desafio maior das empresas para manter a produtividade e o bem-estar das equipes em alta.

Uma das alternativas que a One 7,plataformas de serviços financeiros, encontrou para lidar com a realidade foi investir no RH Digital. A empresa criou o Painel de Humor, ferramenta usada pelos colaboradores para expressar seu estado emocional utilizando fichas que indicam se estão bem, não estão muito bem ou não estão nada bem. A iniciativa está dando tão certo que foi destaque no telejornal SBT Brasil.

Paula Reis Brabo, head do departamento estratégico de pessoas da One7, falou sobre os resultados alcançados com o Painel de Humor. “A plataforma tem uma métrica de 0 a 10 e nós temos conseguido manter o nosso nível em 8,5 com respostas dos próprios profissionais em relação à felicidade, saúde e bem-estar.”

Assista a matéria completa no link: https://cutt.ly/Qv5rqsP.

 

Deu na mídia a Imagem Geosistemas: cliente da Ideias & Efeito!

A Imagem Geosistemas – distribuidora exclusiva do ArcGIS no Brasil, tecnologia da gigante norte-americana Esri – foi destaque da coluna Radar, da Veja, no último dia 22.

Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a empresa fez parte do Projeto Mapa da Mulher Carioca, implementando a tecnologia geográfica ArcGIS, que cruza dados para transformar a coleta em conhecimento estratégico.

A iniciativa pretende fazer um retrato da realidade das mais de 3,6 milhões de mulheres da cidade e, assim, garantir maior efetividade de políticas e serviços públicos para essa parcela da população.

Representando a Imagem Geosistemas, Leticia Mose, especialista em GIS para governos municipais e estaduais, declara: “Trata-se de um hub com diversos dados que são apresentados à população como, o perfil das mulheres do município, informações sobre violência contra a mulher por região de planejamento, entre outros.”

Quer conferir a matéria na íntegra? Clique aqui: https://cutt.ly/yv7RlwP.

Para você saber mais sobre a Imagem Geosistemas, acesse: www.img.com.br.

Deu na mídia a Avantia, cliente da Ideias & Efeito!

A Avantia, integradora de soluções de tecnologia para a área de segurança eletrônica, análise inteligente de vídeo e infraestrutura de TI, foi uma das convidadas do CT Seguranca, canal do YouTube da revista segurança eletrônica, no último dia 15.

Representando a empresa, o diretor comercial da Avantia, Maurício Ciaccio, falou sobre segurança eletrônica no Agronegócio, mercado que tem registrado importante crescimento anual e demandado cada vez mais soluções complexas.

O convite foi ainda mais especial por causa do “Happy Hour solidário”, espaço no CT Segurança que arrecada um quilo de alimento a cada curtida.

Quer ver o bate-papo na íntegra? Clique em: https://cutt.ly/ZvPHRMN.

Para você saber mais sobre a Avantia, acesse: www.avantia.com.br.