Como nasce a notícia?

Todos os dias profissionais da comunicação elaboram conteúdos para os mais diversos públicos e interesses. , editores, redatores e profissionais de pensam, trocam informações e trabalham juntos para comunicar informações sobre figuras públicas, empresas e governo de forma clara, coesa e concisa. A este processo, chamamos de construção de . Entenda abaixo como isso se dá.

Criação da pauta

Toda notícia passa por um processo de criação que começa pela definição do tema. Jornalistas e assessores de imprensa costumam identificar o que é de interesse público em um projeto, empresa ou agenda de figura pública. A partir daí, é desenvolvida a pauta.

Quando criada pela Assessoria de Imprensa, a proposta de notícia é oferecida aos veículos considerados estratégicos para os interesses de seu assessorado. Desta forma, fica a cargo do assessor entender quais canais de mídia podem oferecer os melhores retornos e desenvolver o conteúdo informativo com respeito e aderência ao tema proposto.

Há também a opção de pauta reativa ou suítes. A pauta reativa é pensada pelo jornalista ou veículo de comunicação que pretende explorar a um determinado tema e, para isso, procura personagens que ofereçam detalhes para a produção de conteúdo, pontos de vista diferentes dos já trabalhados em matérias anteriores e assim por diante.

Formatos e entrevistas

Além de identificar a informação que é de interesse público e, portanto, deve ser trabalhada, jornalistas e assessores de imprensa precisam entender quais formatos são mais adequados para a divulgação de uma notícia. Por exemplo: uma marca que está lançando um produto novo se beneficia mais de fotos e vídeos que de um spot em rádio. Já um advogado pode se beneficiar do formato radiofônico.

Cabe aos produtores de conteúdo entender se a pauta trabalhada vale uma nota, matéria ou mesmo grande reportagem. Alguns fatos podem auxiliar na hora de determinar o formato que essa notícia será transmitida ao público: a urgência da informação, os desdobramentos possíveis, o domínio das fontes sobre o tema, a audiência que este assunto pode alcançar e aí por diante.

O retorno esperado

O entende que informar o público e iniciar diálogos sobre os temas propostos nas matérias é o retorno esperado. Tanto para assessores de imprensa quanto para redatores, editores e repórteres, o debate acerca de um determinado tema é o melhor caminho.

A audiência pode ser mensurada de diversas formas: sejam as métricas estudadas como estatística e ibope, seja o boca a boca. No fim das contas, o que os profissionais de comunicação envolvidos no processo de criação de uma notícia esperam é que o público tome ciência do assunto proposto e que isto reverbere de maneira positiva: seja em novos desdobramentos da pauta, novos negócios para o assessorado e assim por diante.

A Ideias & Efeito tem um time de Assessoria de Imprensa formado por jornalistas que pensam pautas, refinam sugestões e estabelece relacionamentos entre clientes e jornalistas. Ao colocar a notícia em primeiro lugar, desenvolvemos conteúdos que fortaleçam a imagem de nossos parceiros perante a imprensa e alcançamos bons resultados. Conheça nosso portfólio.