Revista ProXXIma consulta profissionais da Focusnetworks, Enken e Direct Performance para dicas de visibilidade na web

Quem é vivo sempre aparece

Buscadores como Google, Bing e Yahoo são porta de entrada para a maioria dos sites

Por Fernanda Bottoni

Buscadores como Google, Bing e Yahoo são a vitrine de muitos sites. O mais popular deles já virou até verbo. Para comprovar, experimente dar uma “googada” aí no seu browser.

“O Google é a porta de entrada para praticamente todos os sites. Vemos isso através do Google Analytics de todos os clientes”, avalia Rafael Kiso, diretor de novos da , agência de marketing digital.

Para quem quer se preparar melhor para essa verdadeira guerra pelo topo dos resultados das buscas, a preparou uma seleção de dicas e recomendações de especialistas no assunto. Segundo Fábio Serra, da , consultoria de business intelligence, tudo começa com uma boa organização do próprio site. “Se o internauta tem facilidade para encontrar as informações que procura numa página, provavelmente o buscador também terá. Se estiver claro para um, provavelmente estará claro para o outro”, diz.

Não basta patrocinar

Segundo os especialistas, porém, nem mesmo uma boa estratégia de links patrocinados  é capaz de lapidar uma imagem estragada pelas opiniões de consumidores na web. “Não adianta veicular mídia paga em buscadores sem possuir uma presença positiva no resultado de busca orgânica. O consumidor verá reclamações na principal área de visualização e anúncios na área secundária. Parece óbvio, mas muitas marcas fazem isso”, diz David Reck, diretor da Comunicação Digital.

Clique nas imagens abaixo e confira a matéria na íntegra