IstoÉ Dinheiro TV entrevista Valter Pieracciani, sócio-fundador da Pieracciani Consultoria de Gestão da Inovação, sobre inovação do mundo da moda

Indústria da moda é modelo de inovação

Por Geovana Pagel

O mercado da moda no Brasil, que deve movimentar R$ 136 bilhões em 2011, é um dos que mais sabe inovar. Os prazos são curtos e ditados pela necessidade de criar uma coleção inédita de roupas e acessórios a cada mudança de estação.

Segundo Valter Pieracciani, sócio-fundador da consultoria de inovação Pieracciani, “o mundo da moda, diferentemente das outras empresas, tem a inovação como uma coisa compulsória. Quatro vezes por ano, no mínimo, eles têm que conviver com o risco de lançar uma nova coleção e só isso já lhes dá um lugar diferenciado na inovação. Para esses lançamentos, eles têm uma capacidade muito boa de ler tendências, de identificar o que vai ser sucesso, são muitos conectados com seus fornecedores – você não faz uma roupa nova sem um fio especial – e são muito rápidos. Essas três características da indústria da moda – capacidade de ler tendências, intimidade com o fornecedor e velocidade – são essenciais para inovar”.

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